RSS Feed

“Desejo e Depravação” estão expostos no Museu Nacional de Estocolmo

No dia 14 de março, no Museu Nacional de Estocolmo, uma exposição reuniu obras do século 16 até os dias à atualidade explorando o contraste de 500 anos entre virtude e pecado.

A gerente de divulgação do Museu, Anna Jansson disse à BBC Brasil que, “Queremos que os visitantes tenham as suas próprias interpretações sobre o que é desejo e o que é depravação. A arte erótica sempre foi produzida por homens e para homens. Quisemos mudar essa perspectiva, e por isso incluímos várias artistas mulheres na parte contemporânea da mostra”.

A virtude sempre foi muito explorada, seja pela igreja que exigia o comportamento virtuoso das mulheres com a pena de ir ao inferno caso não fosse acatado. Mas também a virtude foi desejo e fetiche de muitos, como podemos ler em contos de Sade, Restif de La Bretonne, entre outros escritores anônimos da época.

Uma das montagens da exposição mostra como as meninas eram educadas para viver uma vida virtuosa, a fim de arranjarem um bom marido. As obras do século 16 mostrarão a rígida moral religiosa do período – um tanto cômico tento em vista que os sacerdotes eram grande fornicadores – os artistas da época utilizaram detalhes eróticos em cenas míticas ou bíblicas com insinuações moralistas sobre as conseqüências de um estilo de vida pecaminoso.

Entre os séculos 18 e 19, pinturas com tons eróticos estavam restritas aos aposentos privados de homens. Nos museus, a relutância em exibir nuances de erotismo estavam refletidas em folhas de figueira encomendadas para encobrir as partes intimas representadas em esculturas antigas com representação de gregos.

Porém, após o século 19, com o crescimento e desenvolvimento das cidades, o sexo casual e a prostituição, trouxeram uma série de novas interpretações em relação a sexualidade e a moralidade.

Os artistas suecos e dinamarqueses Kristina Jansson, Gisela Schink e Lars Nilsson, levam a exposição uma visão contemporânea de virtude e pecado a exposição.

Infelizmente esta exposição não tem planos de viajar o mundo, então, se você está curioso para apreciar estas obras, pouquíssimas imagens podem ser visualizadas pela ferramenta do “Google Imagens”, mas já se pode ter um gostinho do que os suecos poderão apreciar.

 

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110307_suecia_expo_desejo_cvw.shtml

 

About FreakButterfly

Que fique logo claro: não sou sexóloga (apesar de que gostaria muito), também não sou formada em psicologia, sou Bacharel e Adm. Com habilitação em Marketing e agora Bacharel em Jornalismo. Tenho este blog desde meados de 2008, onde comecei a escrever por mera diversão e distração do tédio e solidão que a cidade onde morava até então me proporcionava. Com o passar dos dias, o blog foi crescendo e a vontade de escrever também. Amo escrever e espero faze-lo bem! Não estou aqui para julgar, descriminar ou fazer apologia a qualquer coisa que seja, escrevo do que gosto para pessoas que gostam do mesmo que eu, e se o ofendi, sinto muito, mas basta fechar a pagina. No mais, volte sempre!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: