RSS Feed

Anorexia, Bulimia, Compulsão e Paranóia.

A cada dia que passa, surgem mais casos de garotas e também garotos com distúrbios alimentares. Sim caros leitores, esta doença não é exclusividade feminina, a cada ano sobe mais o numero de garotos que sofrem destes distúrbios.

Como se não bastasse à anorexia, bulimia e a compulsão alimentar, agora vemos algo novo surgir, não muito distante de todos estes distúrbios temos a paranóia do peso. Sinceramente não sei se este termo existe na medicina, mas a cada dia que passa vejo o mesmo termo crescer nas comunidades jovens.

Não estou aqui para julgar ninguém. Até porque me sinto tão vitima destas doenças quanto muitos por ai, mas o que mais me preocupa são os números. Andei por várias comunidades jovens e vi o quanto os adolescentes estão preocupados com seus corpos, meninas de 13 a 19 anos que estão se sentindo pressionados pela sociedade a alcançarem o corpo ideal, o que acontece é: não existe mais um peso ou biótipo físico ideal, a busca é pela magreza.

Pior do que presenciar o desespero destas crianças, é ver que algumas se sentem tão perturbadas com esta pressão que estão de auto-punindo por se sentirem gordas.

Sei que não se pode mudar o mundo sozinha, sei que não sou eu quem vai mudar os malditos padrões de beleza estipulados por YSL, sim senhoras e senhores, o falecido estilista de uma das maiores marcas do mundo, foi quem ditou as “regras”. Em uma pesquisa descobri que se perfeccionismo, que o seguiu desde que era apenas um aprendiz na Channel, o levou a buscar um padrão ideal para seus modelos. Os mesmos usados hoje pelas agencias de modelos.

Além da ditadura na passarela, podemos ver a ditadura na mídia. Seja televisiva ou publicitária, a mídia dita quem é o mais belo no mundo, e sempre mostram mulheres magérrimas e homens esculpidos.

Se os produtores notassem o mal que eles estão gerando, criando “monstrinhos”, cuja vida estão se destruindo na busca de ser aceitos, ela mudaria seus conceitos. Alguns até sabem, mas não tentam mudar isto, pois se julgam fora do mercado de trabalho se o fizerem.

Sim, o mundo é feito por covardes, ninguém quer tomar a iniciativa, dar o primeiro grito e tentar mudar as coisas.

O mundo é dominado por preconceitos e hipocrisia. Quantas meninas dizem querer emagrecer por se sentir cansada de sofrer rejeição e preconceito.

Eu sei, eu passei por isto varias vezes. Ser rejeitada em grupos sociais por não ser a garota “perfeita”, não conseguir uma série de empregos por não usar o manequim 38. Eu também como muitas me vi cansada na frente do espelho, “admirando” meus kilos a mais e pensando em morrer por não conseguir fazer com que sumisse.

Agora a nova onda é Paranóia da balança, ou paranóia das calorias. Estar atenta ao peso e contar as calorias ingeridas diariamente é o que faz muitas meninas se unirem em prol da magreza.

Eu não as julgo, não posso julgá-las. Sofro tanto quanto elas, e até dou razão, pois o sofrimento que cerca os fora dos padrões, é deprimente e inúmeras vezes humilhante.

Mas o que quero dizer é. De nada adianta, a bulimia não emagrece, só livra o peso na consciência de ter comido compulsivamente, a anorexia nos deixa doentes e as dietas malucas só terão sentido se forem feitas durante muitos anos, pois quando volta a comer, ganha-se peso, até mais peso. Temos de nos aceitar e gritar para ser-mos aceitos como somos. Claro que podemos melhorar, para nos sentirmos melhor, levantar nossa estima, mas isto deve ser uma iniciativa para nós e não para o mundo ao redor. Quanto mais se perde peso, mais você vai querer ser magra.

Então, devemos admirar nossos atributos, e dizer enfrente ao espelho: sim eu posso! Sim eu sou linda (o)! Sim sou gostosa (o)!

Assim que você se vê com outros olhos, as pessoas também verão, tenha atitude acima de tudo.

Vamos gritar e lutar para sermos nós mesmos sem padrões ridículos, sem dietas de uma rúcula por dia.

A modelo da foto de uma modelo e atriz da BellaDonna Entertainment, da qual acho lindíssima. Veja a sensualidade, está na atitude da pessoa.

Pena que os hipócritas não vejam atitudes e sim números.

Freak Butterfly.

About FreakButterfly

Que fique logo claro: não sou sexóloga (apesar de que gostaria muito), também não sou formada em psicologia, sou Bacharel e Adm. Com habilitação em Marketing e agora Bacharel em Jornalismo. Tenho este blog desde meados de 2008, onde comecei a escrever por mera diversão e distração do tédio e solidão que a cidade onde morava até então me proporcionava. Com o passar dos dias, o blog foi crescendo e a vontade de escrever também. Amo escrever e espero faze-lo bem! Não estou aqui para julgar, descriminar ou fazer apologia a qualquer coisa que seja, escrevo do que gosto para pessoas que gostam do mesmo que eu, e se o ofendi, sinto muito, mas basta fechar a pagina. No mais, volte sempre!

3 responses »

  1. Estas pessoas que sofrem de anorexia, bulimia e outras coisas devem ter confiança que vã soperar isto tudo que estam a passar.

    Responder
  2. millena e ane caroline

    somos duas adolescentes que sofremos com o nosso peso ,por mais que tentamos nos controlar comemos muito em grande quantidades e logo depois provocamos o vomito.nao nos consideramos doentes pois doença e ficar obesa.fazemos isso por questoes de disciplina pois quem dis que beleza nao poe mesa naom vive no mundo de hoje onde a beleza e tudo!

    Responder
  3. Isso faria sentido se alguém desse valor. Mas o fato é que ninguém nos enxerga como somos,temos que fazer esforços absurdos para conseguirmos no minimo dormir aliviadas. Sim,tenho bulimia. E na minha opnião,hipocrisia,aos olhos de quem vive a esse modo, é tentar fechar o olhos enquanto as pessoas nos humilham por não seguirmos o PADRÃO DE BELEZA que todas deveriam ter .

    Responder

Deixe uma Resposta

