RSS Feed

Beleza Pura – Mais uma Hipocrisia da mídia!

Lembro-me quando ouvi a chamada de uma nova novela global, “Beleza Pura”, e pensei comigo mesma, “será esta uma novela que enfim tratara das discriminações e mostrará que beleza não é uma questão de padrão e sim de atitude e caráter?”.

Bem, como sempre, se tratando de uma “indústria” comercial como a Globo, só poderia estar enganada.

Não se vê nada de pureza ali, você só tem pessoas que querem mudar ou melhorar sua aparência, e pessoas passando a perna umas nas outras. Mostrar a beleza ligada também à burrice de uma das personagens não me pareceu legal, seria, para mim, uma forma de preconceito, não foi do nada que ligar loira a burrice surgiu. Nem o tema de abertura da novela fala de beleza natural, fala de belezas exóticas do nosso país, mas não fala de gordinhas, estrias ou celulites (que faz parte da nossa tal beleza).

Não sou contra os cuidados com sua aparência, eu também gosto de cuidar da minha, mas acho que sendo uma novela, ela poderia mostrar que beleza é mais do que isto, é mais do que o físico. Você não vê gordos se dando bem e tendo relacionamentos com galãs, isto ocorre muito raramente. Você só vê beldades, pessoas de corpos esculpidos por artistas gregos.

A ganância de chegar à perfeição está matando, corrompendo e deformando as pessoas, acho que usar cremes para não ter rugas, cremes para disfarçar celulite e estrias, fazer algum exercício não é pecado. Mas quando as coisas saem do controle, e você vê pessoas em programas de cirurgia plástica na TV a cabo tentando fazer mais e mais plástica sem ter necessidade alguma. Quando você vê que jovens de 13-18 anos estão ficando sem comer, se privando das maravilhas culinárias e começando a usar até mesmo inibidores (ou cocaína) para não sentir fome, é deprimente.

É deprimente ver que várias garotas têm seus sonhos roubados porque não estão nos malditos padrões. Eu assumo, sou uma delas. Até hoje sofro da “síndrome do patinho feio” (nome que eu dei a síndrome de sempre me achar feia, não importa o que eu faça).

São Paulo Fashion Week? Para que!? Você acha que alguma daquelas roupas fabulosas de estilistas de renome servirá em alguém comum? Você já parou pra notar que as formas das calças diminuíram e os números aumentaram? O 34 de quase dez anos atrás é o 36 de hoje, o 36 é o 38, o 38 é o 40, o 40 é o 42 e assim por diante. Não acredita? Pegue uma calça antiga sua e veja hoje na mesma numeração se não diminuíram.

As novelas são tendências, elas ditam a moda, e se todas continuarem a mostrar que só magros e belos poderão ser bem sucedidos em todos os sentidos, o que será da massa, da maioria da população que é “normal”? Estão utilizando um dos meios de comunicação mais formidáveis para manipular as pessoas.

Cansei de ouvir de pessoas a mesma frase: “É tão constrangedor você desejar aquela calça que você vê no outdoor na rua e quando chega à loja não tem seu numero ou não lhe cai bem”.

Você já viu alguém normal em outdoor? Nunca! Só colocam mulheres e homens esbeltos, altos e magros, onde qualquer roupa fica bem. E como não se sentir pressionado? Como não se sentir mal diante dessa pressão que nos cerca?

Quem inventou os malditos padrões? Isto é algo que eu sempre desejei saber, e você pode notar que a cada ano, os tais padrões de beleza se tornam mais rigorosos.

Tenho pena destas modelos. Destes meninos e meninas que acabam sempre caindo nos braços do falso glamour, que muitas vezes, não tem volta.

Por isto eu gostava da novela mexicana, “Betty, A Feia” (sim, eu assisti novelas mexicanas), mesmo com toda aquela feiúra ela provou a todos que era inteligente, que era capaz e conquistou um galã, apesar de ficar bonita no final, a novela, que foi parte da minha fase adolescente/adulto, me ajudou a ficar menos deprimida e me achar mais capaz.

Eu ainda acho que um dia não serei vista como um pedaço de carne em exposição no açougue. Serei reconhecida pelo que sou pela minha voz ativa e persistência, que apesar de tantos problemas, tantas frustrações, eu ainda tenho motivos pra sonhar.

Você é o que você pensa, o que faz, o que diz, o que sonha, o que luta, o que conquista e não o que come.

Abaixo a ditadura da beleza! Sejamos livres! Sejamos autênticos! Sejamos ousados o suficientes para não nos calar-mos e mostrar a todos do que podemos ser capazes e que feio ou belo, somos seres humanos.

Freak Butterfly.

About FreakButterfly

Que fique logo claro: não sou sexóloga (apesar de que gostaria muito), também não sou formada em psicologia, sou Bacharel e Adm. Com habilitação em Marketing e agora Bacharel em Jornalismo. Tenho este blog desde meados de 2008, onde comecei a escrever por mera diversão e distração do tédio e solidão que a cidade onde morava até então me proporcionava. Com o passar dos dias, o blog foi crescendo e a vontade de escrever também. Amo escrever e espero faze-lo bem! Não estou aqui para julgar, descriminar ou fazer apologia a qualquer coisa que seja, escrevo do que gosto para pessoas que gostam do mesmo que eu, e se o ofendi, sinto muito, mas basta fechar a pagina. No mais, volte sempre!

3 responses »

  1. Sou totalmente contra essa tal ditadura da beleza. Mas ela não o principal problema, o problema é o sistema consumista.
    A moda existe simplesmente para que as pessoas consumam cada vez mais coisas de que nao precisam. Sendo assim cada vez eles faturam mais e mais.

    A manipulação existe e é muito mais complexa q imaginamos.
    si alguem interessr no assunto entre em contato comigo cristinojr@hotmail.com

    Responder
  2. realmente concordo com essa ditadura ,pois acho que existem coisas mais importantes do que a beleza .

    Responder
  3. Parabens pelo post, convido á acessar meu blog, o assunto é o mesmo, abraços

    Responder

Deixe uma Resposta

