RSS Feed

A Origem do Heavy Metal

 

Popularizado nos anos 80 e nascido na Inglaterra, o heavy metal teve sua base no velho e bom rock ‘n roll, apesar de ter se desmembrado do gênero ROCK.

Sonoramente, o estilo surgiu com riffs complexos de guitarras, solos, geralmente longos e com refrões muito marcantes. O que diferencia o heavy metal dos demais estilos são as guitarras distorcidas, utilização de muito pedal e a alternação na musica entre o pesado e o lento, enquanto nos demais estilos a guitarra somente acompanha a musicalidade e o contexto da melodia.

Em suas melodias, as bandas do gênero possuem grande riqueza em temas como protestos contra elementos repressores da sociedade, contra religiões opressoras, medos do lado obscuro da humanidade, contos, poemas, historia de civilizações, fuga da realidade e até mesmo uma pitada de psicodélica. Podemos encontrar também louvor aos “deuses do metal”, como forma de mostrar sua fidelidade ao estilo, uma banda que apresenta com freqüência isto em suas musicas é a Manowar.

Apesar de ter se popularizado nos anos 80, há características do heavy metal ainda nos anos 60, em bandas como The Who e the kinks que criaram os primeiros Power Chord; os Beatles que exerceram forte influência ao estilo; Jimi Hendrix e Cream que popularizaram a distorção pesada das guitarras; Keith Moon por ser o primeiro baterista a utilizar dois bumbos; Uriah Heep, por serem os primeiros a fazerem som com bastante peso, utilizarem teclados, distorção, wah wah e abartagens místicas e fantasiosas; e os vocalistas Ian Gillan, Roberti Plant, David Byron e Rod Stewart, por apresentarem densidade nos vocais, que é característico do estilo.

O Black Sabbath foi à primeira banda de Heavy metal da historia, embora alguns considerem Led Zeppelin e Deep Purple como os pais do estilo. Porém, o Black Sabbath foi à primeira banda a fazer um álbum completo cheio de riffs complexos, acordes pesados e solos longos. Sendo assim, junto ao Iron Maiden e Megadeth os precursores do estilo.

Pode-se dizer que o heavy metal surgiu juntamente com o movimento hippie nos anos de 1964 e 1970 quando houve a contracultura onde bandas do gênero rock misturaram vários outros estilos, criando assim um estilo hibrido, onde sua musicalidade é toda centrada nos sons das guitarras.

Quando o estilo se popularizou em 1980, surgiu o então movimento New Wave Of British Heavy Metal“, com bandas como Iron Maiden, Saxon, Angel Witch, Raven, entre muitas outras.

Junto ao heavy metal, nasceu uma série de subgêneros, que são: black metal, death metal, doom metal, folk metal, grove metal, power metal, prog metal, speed metal, trash metal e gothic metal. E dentro do contexto do metal, surgiram os gêneros de fusão, representados por: alternative metal, grindcore, industrial metal, metalcore, neo classical metal, new metal, stoner metal e o symphonic metal.

Os gêneros de fusão não são reconhecidos pelos metaleiros como metal. Outro gênero ligado ao heavy metal são o heavy rock e o hard rock.

O que acho mais interessante no heavy metal é o publico. Pessoas que se unem a uma enorme adoração. Pessoas que não reconhecem outros gêneros e estilos. Um público marcado por roupas pretas e cabelos longos. A estes metaleiros, espero ter agradado com um pouco de minha pesquisa ao gênero, e se eu estiver enganada, por favor, corrijam.

Uma coisa que gostaria de ressaltar é que, apesar de ter lido muitas coisas e todas elas desmembrarem o metal do rock, eu ainda acho que o metal é rock sim! É um gênero como os demais.

No Brasil há muitas bandas no estilo metal, muitas delas famosas pelo mundo todo, como Angra (metal melódico), Sepultura (trash metal) e muitas outras.

O que devemos nunca esquecer é de respeitar o estilo do outro. Cada um tem seu gosto e isso nunca será discutido, apenas, opinado.

“Batam” cabeças com responsabilidade e sem preconceitos.

Freak Butterfly.

About FreakButterfly

Que fique logo claro: não sou sexóloga (apesar de que gostaria muito), também não sou formada em psicologia, sou Bacharel e Adm. Com habilitação em Marketing e agora Bacharel em Jornalismo. Tenho este blog desde meados de 2008, onde comecei a escrever por mera diversão e distração do tédio e solidão que a cidade onde morava até então me proporcionava. Com o passar dos dias, o blog foi crescendo e a vontade de escrever também. Amo escrever e espero faze-lo bem! Não estou aqui para julgar, descriminar ou fazer apologia a qualquer coisa que seja, escrevo do que gosto para pessoas que gostam do mesmo que eu, e se o ofendi, sinto muito, mas basta fechar a pagina. No mais, volte sempre!

42 responses »

  1. “I’ve sold my soul, to the Rock and Roll”

    Responder
  2. Pow, legal o texto… Parabéns !

    Responder
  3. Mas que merda de texto!
    Desde quando Iron Maiden e Megadeth foram percurssoras do Heavy Metal
    comeu bosta???

    Responder
  4. Se é uma merda ou não você deveria corrigir seu vocabulário menino! Mas como estes lugares são para livre opinião, eu aceitei seu comentário chulo, mas digo, tudo oq ue esta escrito ai não saiu da minha cabecinha e sim de uma pesquisa que fiz e um documentario que assisti no canal VH1 sobre o heavy metal, do qual nem sou fã.
    Escrevi apenas por pedidos de um site que eu escrevia.
    Volte sempre piá

    Responder
  5. Parabéns pelo texto!
    Só não concordei com a parte do Megadeht ser uma das bandas precursoras, pois veio muito tempo depois das outras.

    Responder
  6. pow esqueceu q heavy metal em varias ocasioes e puxado pro demo ,como slipknot poha

    Responder
  7. Pingback: 1º Ponto de Situação « Sirmajelians’s Blog

  8. Realmente, o Iron Maiden e o Megadeth surgiram bem depois das outras bandas de heavy metal, então não podem ser consideradas precurssoras. Como no próprio texto está escrito, Iron Maiden faz parte da NOVA onda do heavy metal britânico, portanto antes do iron maiden teve a VELHA onda, com bandas como black sabbath, judas priest, led zeppelin, etc. O Dave Mustaine antes de fundar o Megadeth, fez parte do metallica, que é uma outra banda de metal, portanto mais antiga que o megadeth.Você tbm generalizou um pouco quando disse que os metaleiros não reconhecem outros estilos musicais, pois nem sempre é assim. De resto está bom seu texto. ^^

    Responder
  9. Ya como ja referiram, essa dos megadeth e iron maiden ficou mal xD

    Responder
  10. victorcastro1910

    ronaldo

    e brilha muito no heavy metal

    Responder
  11. Po NÃO É TRASH (LIXO) É THRASH (NO SENTIDO DE AGRESSSÃO) Megadeth e Iron Maiden vieram bem depois de Judas Priest, Black Sabbath e Deep Purple
    e você NÃO CITOU SARCOFAGO (Belo Horizonte, Minas Gerais) UMAS DAS MAIORES E INFLUENTES BANDAS DE BLACK METAL DA HISTÓRIA.

    Responder
  12. me parece que o cara que fes este texto não conhecia o heavy metal antes de escrevelo..emprimeiro lugar não é METALEIRO e sim HEADBANGUER ou METALHEAD.metaleiro foi uma burrice do fantastico que usou isso para defineir quem gostava do estilo na epoa do primeiro rock in rio, depois iron e metallica vinheram muito tempo depois..mas gostaria de lembrar que teve muito babaca que deixou comentariu mediucre tambem, ex. sarcofrago como uma das maiores bandas de black metal, venom deveria ser lembrada pois foi a percussora, e ainda teve um que pediu pra falar do slypagode, brincadeira…….deveria ter lembrado das bandas primordes no brasil como, azul limão, stress, harppia..sepultura foi 10 pois foi a promeira a faser susseço no esterior mas angra?….essa eh minha opinião e creio que de todos os que se respeitam como headbangres

    Responder
  13. Ricardo, essa banda ae SARCOFAGO nem merece ser citada, ela mal é conhecida no Brasil, quanto mais no mundo, não tem importância alguma para a cena metal mundial. E black metal é o caralho

    Responder
  14. O Texto é bom, principalmente pra você que é leiga no assunto, eu como fã, vejo alguns erros, claro, mas eu também não saberia escrever sobre a história do Samba, por exemplo.
    Parabéns pela iniciativa e com algumas correções, o texto pode vir a ficar perfeito, sucesso!

    Responder
    • Rs valeu Markin! Realmente o Heavy Metal não é meu forte, escuto mais rockabilly! foi apenas um testo base que eu tive que escrever a um tempooooo atras! dai coloquei aqui na epoca! Mas valeu!
      bjs

      Responder
  15. porra foi fodão ,curti pra karalho
    achu q tu tem o mesmo pensamento q o
    meu.
    mas vale lembra ñ so das velhass como
    das novas bandas tanto no heavy comu em outros
    estilos.vlw!

    Responder
  16. Gostei do testo, tem umas coisas que não estão corretas, mais como ela não entende mto do assunto, tá otimo!
    Mtos idiotas que não sabem de nada, tentam esculaxar o texto, porém falando merda por merda! ¬¬’ [FATO]
    Sárcofago foi, e ainda é conhecida pelos Bangers do Brasil e do mundo, orgulho do metal nacional, e o outro ali falou merda!
    Nem tudo que vemos na net esta certo, como ela postou (SE EU TIVER ENGANADA, CORRIJAM) mtos usaram palavras baixas pra falar mais merda!
    Enfim, gostei do testo, se for possivel, pesquisa mais, faz outra postagem mais avançadinha!
    É sempre bom conhecer-mos mais!
    Abraço

    Responder
    • Valeu diego.. realmente nao é minha praia Metal… curto poucas bandas do estilo, isso foi mais um texto de trabalho… de acordo com as pesquisa que fiz, foi isso que coloquei no texto… 😉

      Responder
  17. gostei do texto,me ajudou no trabalho sobre heavy metal,
    num entendo nd de rock,mais ja ouvi alguns,mais prefiroo mais é musicas gospel,DEUS quer eu ouvindo isso não outros tps de musicas,(sem onfenças ok)
    xauu bjjinss[;)]fika com DEUS…

    Responder
    • A primeira que curtiu algo rs
      Valeu você Patricia, espero que tenha levado em consideração os comentarios do pessoal e as correções deles!
      E nada de ofendida, nao sou fã do heavy metal.. so algumas variáveis..
      beijos

      Responder
  18. vlw ae pelo txto pq tbm tive q fazer um trabalho sobre essa fodeza q eh o metal
    claro q tive q fazer algumas correções no seu txt mas msm assim ja ajudo bastante =D

    Responder
  19. texto bacano esqueceu foi de falar dos metallica e tambem motorhead mas parabens

    Responder
  20. olha,primeiramente parabenizar a freak pelo sua materia embora haja alguns erros,mas como ela dsse q nao saca do som, mas valeu pelo interece!
    agora oq mais me revoltou foi algumas pessoas dzendo merda,como um bosta dum cara falar mal do sarcofago,nao vou nem falar nada a respeito.
    agora achei massa alguns comentarios,mas vi que muita gente tao confundindo muito hard rock com heavy metal.
    Led Zeppelin e Deep Purple nao sao bandas de heavy metal,e hard rock.
    Black Sabbath veio se tornar uma banda de heavy metal quando o Dio assumio os vocais.
    judas priest o primeiro album deles o Rocka Rolla de 1974 nao e heavy metal,o judas começou a tocar heavy metal foi em 1976 no album Sad Wings of Destiny.
    agora o primeiro cara a tocar heavy metal foi o Dio em 1975 na banda Rainbow album Ritchie Blackmore’s Rainbow.
    olha e minha opiniao,e como nao vi ninguem citar o Rainbow ai,eu qz comentar.no mais quem nao conhece, vale apena conferir.

    Responder
  21. e so ressaltando sobre o black sabbth,o primeiro album com um som totalmente heavy metal do black sabbath foi o Mob Rules de 1981com o Ronnie James Dio no vocal.
    Ronnie James Dio fez sua historia no heavy metal,mesmo q a midia colocque outros no posto q e dele,mesmo q muitos achem que foram outras bandas que criaram o heavy metal,apesar de gostar de tdas essas bandas que citei,
    Ronnie James Dio foi o primeiro cara a tocar heavy metal na banda RAINBOW…

    Responder
  22. 1º Ponto de Situação « Sirmajelians’s Blog :
    Preste atenção no q vc escreve.
    Para começar Slipknot não é heavy metal e sim New Metal.
    Esta banda é formada por 9 integrantes, (Paul gray ainda está conosco)
    a banda usa equipamentos modernos alcançando um som mais pesado do que a maioria das bandas Heavy metal, Sem deixar de ter harmonia há 2 guitarristas, 1 baixista, 1 baterista ,1 vocalista, 2 percussionistas, 1 DJ e 1 Sampler (Se quer saber vai pesquisar sobre o numero 5)

    Responder
    • Obrigada mais uma vez por esclarecer… hahaha eu ia deletar, a muito tempo este post, porém, ele causou tanta controvérsia, pra cada amante do metal, uma banda foi a que originou, segundo o que eu pesquisei em sites, foi isso que escrevi, então… bem debater o assunto é sempre o melhor negócio! rs

      Responder
  23. gostei do texto legal mesmo mais como todos já disseram
    megadeth e iron maiden vieram depois
    primeiramente teve blach sabbath, deep purple, Led, judas, o Dio tbm deveria ser citado
    mais de resto tá legal!!!

    Responder
  24. E a Profecia se fez como Previsto 1997 D.C

    Eu como estou começando a curtir metal por agora digo a vc que todos devemos respeitar o estilo do outro dependendo se a pessoa curti do pagode ao regge.
    O seu texto está incrivel e espero que algum dia vc curtar metal como eu,eu agradeço a todos aos meus colegas e a meu ex-namorado por me mostrarem este estilo e graças a eles laguei o pagode de vez e como os meu colegas pagodeiros me dizem vc Ramayana tem cara de ROCKEIRA e pelo o incentivos deles também era uma vez o pagode na minha vida.
    Atualize sempre esses textos nós ROCKEIROS e METALEIROS agradecemos por ter feito um texto com esse POTENCIAL.

    Responder
  25. cara vc na sabe de nada de heavy metal

    Responder
  26. eu acredito q a historia deve ser escrita por pessoas neutras mesmo e é claro q deve ser pesquisada profundamente , tenta ir por topcos da proxima vez para nao esquecer ninguem se nao os fãs da bosta do angra e do slyp q bosta vao reclamar com razao pois eles fazem parte da historia mesmo (lembrando q toda historia tem altos e baixos ) vc tem recursos pra isso falou parabens A uma sugestao os dois ultimos topcos podem ser intitulados os mitos,, e mitos vivos e vc pode terminar contando a historia do Max Cavalera o cara é o inicio e o fim do metal no Brasil mesmo

    Responder
  27. Parabéns pelo post Buttlerfly, um pequeno erro não faz diferença. Para esses iguinorantes que se enrrolam mais do que falam, digo : vão estudar para aprender a ter educação, depois falem sobre metal…

    Responder
  28. parabens pelo textoo!!! mais acho que as bandas percusores ja fazem parte do passado…..( mais as respeito muitoo pois sao os deuses do heavy metal)…..mais fodao msmo é o slipknot…..que vai conseguindo mais fãs a cada ano…..chamados tbem de maggots……flw

    Responder
  29. Algumas considerações:

    – Iron Maiden e Megadeth não foram precurssores: o Iron ajudou a popularizar o movimento, e hoje é uma das maiores bandas do estilo e também da música, fazendo centenas de shows, vendendo discos e merchandising, comparado aos grandes astros da música pop. O Megadeth é uma boa banda, mas considerada mediana e muito contestada no meio, e surgiu na metade dos anos 80. Black Sabbath sim, é incontestável. Após eles, Led Zeppelin e Deep Purple, poderia citar algumas bandas de hard rock e heavy que surgiram na época, como o Judas Priest, o Scorpions, Rush e o Motörhead,

    – A grafia de THRASH METAL está errada. Você escreveu TRASH.

    – “Pessoas que não reconhecem outros gêneros e estilos”. Isso já caiu por terra há tempos. O tempo do radicalismo já se foi. Sobram poucas pessoas com essa idéia. Em minha prateleira, é possível encontrar CDs da Elis Regina, Loreena McKennit, Zé Geraldo e Billie Holyday ao lado de CDs do Slayer, Cannibal Corpse, Tristania, Harppia…

    Pra terminar, não consegui comentar offline, preenchendo os campos obrigatórios, como sempre faço. Deve ser algum pau…

    Leandro Pena
    http://leandropena.com/blog

    Responder
  30. Olá!
    No programa “Esse tal de Rock n Roll”, exibido pela TV Cultura, foi dito que o guitarrista do Black Sabbath perdera as pontas dos dedos em uma prensa na metalúrgica onde ele trabalhava. Depois disso ele colocou ponteira de metal em seus dedos, dando assim um som mais arrojado ao rock, originando então o Heavy Metal. Achei isso incrível, pois transformar um incidente infeliz em uma arte tão importante é de uma genialidade incomensurável, não acham?

    Responder
  31. Vlw pessoal ai pelo esclarecimento(sei lá como se escreve) do tão mundialmente famoso Heavy Metal. eu Que ria me aprofundar mais no assunto e procurar saber mais o que eu estou escutando. porque se não eu seria considerado um poser e não quero que os outros pensem isso de mim. entaum não darei comentarios so bre o tal assunto mas aprendi uma boa parte do que é Metal(Verdadeiro) com todos vcs!!!!!!!!vlw!!!!!!

    Responder
  32. Só quis se parecer curtir heavy metal! Tem coisa errada aí.. Que pena u.ú

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: