RSS Feed

Até Quando Emocore?

Pesquisando sobre o estilo Emocore, que é muito discriminado, (confesso que até por mim mesma) descobri que suas raízes vêm do cenário punk rock de Washington DC nos anos 80. Contrariando o que todos dizem, o emo não é uma onda nova, ele já está presente a mais de 20 anos, porém, só chegando ao Brasil em 2003.

O estilo foi assim batizado, devido às melodias introspectivas e emotivas. Sendo assim, conhecido como “hardcore emocional”. As primeiras bandas a levar o estilo ao conhecimento de todos foram: Embrace e Rites Of Spring, além de Gray Matter, Dag Nasty e Fire Party. Porém, nem uma destas bandas aceitou se auto-definiram como “emo”.

Bandas já estabelecidas no meio hardcore como 7 Second e Scream aderiram a este novo embalo.

O Emocore tomou força entre 1982 e 1993, e bandas como Seatia e Thursday juntaram suas melodias emotivas, batidas pesadas e berros em suas apresentações, o que não agradou os fãs de hardcore, que passaram a chamá-los de “molengas”.

Em 1991 e 1992, o emocore intensificou sua sonoridade caótica e emocional com vocais abrasivos passionais através das bandas Heroin, Portraits of Past e Antioch Arrow. Porém, depois de tanta intensidade, o movimento teve sua desaceleração. Bandas como Sunny Day Real Estate e Mineral tomaram como influencia a banda Rites Of Spring.

Chega então o dia em que o emo abandona o punk, se tornando então “alternativo”.

Na cultura alternativa, tachar alguem de emo, é dizer que a pessoa possui intensa sencibilidade.

No Brasil, o Emo predomina na região sudeste e sul, porém isto não quer dizer que em outros estados não existem, eu que morei no norte, sei que lá há muitos, mas muitos emo’s. Além de um estilo musical, o emo passou a influenciar a moda adolescente. Roupas, acessórios, tatuagens de cerejinha, cabelos coloridos, franjas caídas sob os olhos, listras e o xadrez passaram a ser de domínio de “emos e emas” que também passaram a adotar atitudes homossexuais, ou a até então pouco conhecida bissexualidade.

Além de pesquisar sobre o emocore, fui em busca também do Screamo, uma ramificação do Emocore. Surgindo nos anos 90, as bandas aceleraram suas guitarras de forma harmônica, aumentaram suas batidas e optaram pelo grito ao longo da musica. Costumo dizer que, para mim, Screamo é um emo gritado e nada mais, porém, como toda pessoa que sofre discriminação, sente preconceito com alguém do mesmo estilo, os adeptos do Screamo não gostam de ser tachados de emo.

Vocês podem não acreditar, mas o screamo ainda é confundido com o metalcore e até mesmo com o death metal, pois ambos utilizam as mesmas técnicas de “berros guturais” em seus vocais.

O screamo é também conhecido como post-emo e emo-violence. Algumas bandas neste estilo são The Used e My chemical Romance, também rotuladas como emocore.

No Brasil, as bandas mais próximas destes estilos são: Emo., Nx Zero, Fresno, Glória (screamo) entre muitas outras, pois a cada dia que passa, sites como myspace, purevolume, trama virtual, bandas de garagem e outros, que veio para divulgar novas bandas, podemos notar o súbito crescimento do gênero.

Foi assim que os estilos se popularizaram.

O caso é que, não podemos rotular as pessoas pelo que elas escutam (sim, vocês estão ouvindo isto de mim).

O grande problema é: tênis quadriculado, roupas listradas ou xadrez, caveirinhas, cerejinhas, franjinha, cabelos coloridos entre outras coisas que o emo’s (diria falsos emo’s) “roubaram” de outros estilos, com isto, hoje não se pode usar mad rats que você é emo. Você tem franja, é emo. Até mesmo as pessoas que são bissexuais por opção e não por modismo são tachadas de emo. Eu mesma já fui chamada de “ema” (feminino de emo), inúmeras vezes e confesso detestar, apenas por dois motivos, detesto rótulos, detesto modinhas.

Então, antes de julgar alguém de emo, conheça a pessoa. Uma coisa que eu não consegui descobrir é: onde nisso tudo a garotada pegou o EMO e transformou em uma modinha ridícula! Só porque há sentimentalismo nas canções, não precisa enfeitar de rosa o mundo.

Acho ridículo ir ao shopping e ver garotos de franjinhas lambidas, tic-tac rosa, bolsa do piu-piu entre outras coisas femininas. Todos sabem que eu sou a pessoa mais desencanada do mundo em relação à sexualidade humana, eu conheço emo’s e ema’s, são meus amigos e gosto deles do jeito que são, mas transformar um estilo em palhaçada, passou dos limites. Em toda trajetória emo (do verdadeiro emo) eu nunca vi coisas tão ridículas assim. Acho que estes jovens devem colocar a cabeça no lugar e ser apenas eles mesmos. Moda um dia (se Deus quiser) passa, mas a impressão que causamos na época, está fica.

Dizer não ao preconceito, é uma atitude realmente madura e descolada.

Conscientize-se,

Freak Butterfly.

About FreakButterfly

Que fique logo claro: não sou sexóloga (apesar de que gostaria muito), também não sou formada em psicologia, sou Bacharel e Adm. Com habilitação em Marketing e agora Bacharel em Jornalismo. Tenho este blog desde meados de 2008, onde comecei a escrever por mera diversão e distração do tédio e solidão que a cidade onde morava até então me proporcionava. Com o passar dos dias, o blog foi crescendo e a vontade de escrever também. Amo escrever e espero faze-lo bem! Não estou aqui para julgar, descriminar ou fazer apologia a qualquer coisa que seja, escrevo do que gosto para pessoas que gostam do mesmo que eu, e se o ofendi, sinto muito, mas basta fechar a pagina. No mais, volte sempre!

2 responses »

  1. Eu gosto muito de Emo´s tenhu pocos amigos emo´s mais gostaria de ter +++ pq naum tenhu nenhum preconceito ….Até quero ser uma …+ meus pais naum deixam eles fika falando que vou virar lesbica – Eu acho ridiculo isso né….Eu nunka iria gostar de mulher ….adoro homens Emo principalmente ……..gostaria que me ajudassem poor isso ligue para mim 8139-6167 para me dar conselhos

    SOu muitooooo agradecida……….

    Responder
  2. Eu adoro os emos mais acho que eles são muito descriminados só pelo jeitinho fofo e sentimental!

    Responder

Deixe uma Resposta

